3 de outubro de 2006

 

Sepulturas escavadas na rocha

Sepulturas escavadas na rocha no aro da capela de S. Pedro de Vila Corça, em Monsanto da Beira. Pela Beira Baixa existem algumas centenas de monumentos deste tipo, disseminados, especialmente pelos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova. Aparecem geralmente de volta de ermidas e capelas e em sítios onde existem vestígios romanos, embora sejam classificadas cronologicamente na Idade Média. Nos distritos da Guarda e de Viseu estão muito bem estudadas, na Beira Baixa, nem tanto. O seu estudo e localização são urgentes, numa altura em que tudo se destrói em nome de nada.

Comments:
Estivesse eu nessa região e convidava o meu amigo Joaquim a estudar comigo estes magníficos monumentos.
 
E eu que até aceitava. E esta hem!
 
Obrigada pelo comentário que deixou no meu blog. Foi graças ao seu que encontrei aquele belo poema, espero que não se importe de o ter usado e também de ter colocado o seu nos meus favoritos. Gosto bastante do trabalho que aqui desenvolve, parabéns pelo espaço.
 
Ora aqui esta um tema que me fascina! Continuo com duvidas se realmente sao medievais, pois as poucas sepulturas que tem sido descobertas com despojos, sao logo tapadas, sem serem estudados esses despojos e datados devidamente.
Ate parece que tem medo que se saiba, que as coisas nao sao bem assim. ou serao?
Se e verdade que os espanhois chegaram a algumas conclusoes, embora nao estejam todos de acordo, nos em Portugal nao temos porque seguir fielmente, esses conhecimentos e deveriamos fazer os nossos estudos no campo, mas tambem sei que e muito mais facil e limpo o trabalho arqueologico nas bibliotecas e escritorios.

Desculpe Joaquim mas desta vez alonguei-me. Um abraco.
 
Olá,Joaquim.Obrigada por ajudares naquele trabalho sobre como se faziam as sepulturas medievais.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?