29 de janeiro de 2007

 

Os "Jovens... Agricultores"





Trazemos desta vez à memória mais um ímpar evento que teve lugar nestas terras «de baixa densidade» como agora se diz. Trata-se de uma pequena publicação editada aquando do “2º Encontro Nacional de Jovens Agricultores, que se desenrolou nas Termas de Monfortinho entre 19 e 21 de Abril de 1985.

Não vamos editar os sumários ou fazer resumos, apenas salientar algumas coisas do que então se escreveu como por exemplo: « Verificada a nossa posição de cauda da Europa, e muito aquém de valores médios em relação ao Mundo, constataremos que urge «acelerarmos» de imediato para não corrermos o risco de descer a níveis bem perigosos para o bem estar da população portuguesa.» Era a metáfora da velocidade aplicada ao futuro dos nossos campos. Nesses tempos estava em desenvolvimento o PADAR.- Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agrário e já se encontravam definidas as actividades prioritárias estabelecidas pelas Zonas Agrárias que contribuíssem para uma mudança de cenário da nossa Agricultura. Em 1985 as lógicas de gestão da Agricultura tinham como território de trabalho a Beira Interior (Sic). Os jovens agricultores clamavam por apoios e mais apoios. Muitos tiveram-nos.

Como seria interessante, passados que foram vinte anos, desde esse 2º Encontro, voltar a reunir a ‘rapaziada’ em Monfortinho. Era bom para todos. Para eles também que agora já não são tão jovens. As águas termais são óptimas, para o fígado, por exemplo. E sempre podiam treinar os jipes com «aceleração» comedida, claro, que isto dos problemas da agricultura são estruturais. Entretanto reparem na originalidade da representação cartográfica, numa antecipação da globalização. Fantástico. Fantástico. Em 1985 os jovens agricultores de Portugal consideravam-se «a força do presente»...«garante do futuro». O do deles foi de certeza.

O encontro de 1985 foi apoiado pelo governo civil da Guarda, pelo de Castelo Branco e pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova que já então era muito dada a isto dos agro-turismos.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?