17 de setembro de 2007

 

1.as Jornadas do Património Histórico-Cultural e Arqueológico do Distrito de Castelo Branco

Vai ter lugar, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, no Auditório Municipal de Vila de Rei, as «1.as Jornadas do Património Histórico-Cultural e Arqueológico do Distrito de Castelo Branco». Esta actividade insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2007 - "Território em Diálogo", organizadas pelo IPPAR, e tem como principais objectivos: a apresentação pública da REDE CULTURAL e da CARTA PATRIMONIAL. Pela consulta do programa não entendemos lá muito bem o critério de escolha dos oradores e das temáticas.

A parte do programa classificada como Arqueologia em diálogo está muito aquém do desejável. De rede: nada de nada. Outra coisa. Não são as primeiras Jornadas de âmbito distrital sobre estas temáticas. È com muita pena que registo que a memória dos responsáveis pela tal rede e da carta já começa a faltar. Sinais do tempo ou dos tempos? Parabéns à Câmara Municipal de Vila de Rei pela organização desta iniciativa que se classifica, muito sinceramente, como a grande reunião dos arqueólogos e dos historiadores ausentes.

PS- Se, para a próxima, quiserem nomes de investigadores que desenvolvem trabalho na área da história, do património e da arqueologia no distrito de Castelo Branco, eu posso indicar alguns. Alguns e por acaso, também podem, tal como o Dr. Lopes Marcelo, da Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares e (sic) Proença Júnior, ser tratados de Prof. Dr. s…

Etiquetas:


Comments:
Mas, vários(as) intervenientes são arqueólogos(as) profissionais, ao serviço de várias câmaras. Não é verdade?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?