4 de novembro de 2009

 

XXI Jornadas "Medicina na Beira Interior - da pré-história ao século XXI"


Vai ter lugar nos próximos dias 6 e 7 de Novembro mais uma edição das Jornadas de História da Medicina na Beira Interior. É, sem dúvida, o encontro cultural mais constante da história da nossa região, muito pela persistência dos nossos Amigos Lourenço Marques e António Salvado. E, entretanto, já se passaram vinte anos desde aquelas primeiras, ainda realizadas no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior como, em breve, faremos referência. Este ano o tema principal, para além da figura do patrono, Amato Lusitano, é a literatura e a sua relação com a medicina. Aproveitou a Organização para homenagear um já quase esquecido autor que muito tem a ver com o concelho de Idanha-a-Nova: Fernando Namora, que conhecemos um dia no Museu de castelo Branco. Falar em Namora é falar de Monsanto. Um programa diverso e aliciante a não perder.
Apenas um reparo. Ao contrário do Fundão de onde está sempre a Drª Antonieta Garcia ou o meu grande Amigo Candeias da Silva, admiro-me da ausência de historiadores e de investigadores das terras das Idanhas neste evento. É pena, sempre se divulgava mais cultura raiana. Fica para o ano, da minha parte.
Este ano a conferência de abertura é dada pelo professor Doutor Rui Jacinto da CCDRC, geógrafo, especialista em desenvolvimento regional e grande Amigo da nossa região. É na sexta-feira pelas 18 horas na Biblioteca Municipal Albicastrense.


Etiquetas:


Comments:
Agradeço aos Drs. Lourenço e Amtónio Salvado essa realidade cultural que muito honra a Beira Baixa. Viva a Beira. Viva Portugal.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?