31 de dezembro de 2009

 

Votos de 2010 Feliz

Desde Idanha-a-Velha desejamos a todos um Bom Ano de 2010. Que todos os desejos sejam contemplados, mesmo os mais secretos. Cá para mim tenho um muito especial, mas quase impossível de realizar.

Etiquetas: ,


28 de dezembro de 2009

 

Castelo de Castelo Branco

Vai ser defendida dia 27 de Janeiro de 2010, pelas 10 horas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, uma tese de Mestrado da autoria de Carlos Boavida, denominada "Castelo de Castelo Branco: contributo para o estudo de uma fortificação da raia beirã". O júri é constituído por alguns velhos conhecidos, como Francisco Sande Lemos, Guilherme Cardoso, Rosa Varela Gomes e Amélia Aurora Aguiar de Andrade (esta não conheço).
Espero que seja um grande salto para a frente na compreensão e interpretação das fortificações albicastrenses, e o desmistificar de alguns mitos, judaicos, mouros, templários, etc., e não mais uma mera banalidade a que nos habituaram os cronistas cá da terra.
Aguardamos com a máxima espectativa este contributo que poderá servir de suporte para futuras investigações da idade média da Beira Interior.
Ao Autor as melhores felicidades e que tudo corra pelo melhor.

Etiquetas: , , ,


22 de dezembro de 2009

 

Bom Natal



São os melhores votos com este Presépio personalizado e cheio de imaginação, para todos os leitores deste Blog.

Etiquetas: , ,


17 de dezembro de 2009

 

Idanha-a-Velha. Ponto de situação

Está a chegar o fim do ano. Por Idanha-a-Velha tudo na mesma. Perdem-se oportunidades de estudo e de trabalho a rôdos. Teima-se em nada se fazer. Teima-se em que tudo fique na mesma. A soberba é rainha e senhora. Arranjaram um ninho de tertúlia no posto de turismo, colocado estrategicamente, onde não dá nas vistas. Longe de olhares controladores, mas também longe dos turistas. Mas tudo irá mudar para o ano. O primeiro passo será dado pela Junta de Freguesia que irá convidar o responsável por Idanha-a-Velha a fazer uma conferência sobre os 15 anos de actividade arqueológica desenvolvida na antiga Egitânia, onde poderá informar os presentes e responder a questões. Por uma vez, a ver se nos informam do que efectivamente fazem, do paradeiro do espólio, das perspectivas de futuro, e porque não de uma maior cooperação com a população e Junta de Freguesia.
Já agora. EXPLIQUEM-ME DE UMA VEZ POR TODAS O QUE ESTÁ A FAZER O AR CONDICIONADO DOS PALHEIROS LIGADO DIA E NOITE. AINDA POR CIMA COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER COM UMA JANELA ABERTA.
Esta situação já dura há quase um mês.
Aos informadores da "internet" pede-se que informem realmente o que aqui se escreve e agradece-se a divulgação.

Etiquetas:


10 de dezembro de 2009

 

Parabéns ao Museu do Canteiro

O Museu do Canteiro foi distinguido com o prémio de Serviço de Extensão Cultural (Menção Honrosa) da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). O ano passado a APOM também já tinha premiado com uma menção honrosa o Museu Arqueológico do Fundão.
Votos de parabéns e continuação do bom trabalho.

Etiquetas: ,


7 de dezembro de 2009

 

Achei graça e oportuno

Etiquetas: ,


2 de dezembro de 2009

 

Arqueologia Urbana Albicastrense

Chafariz de S. Marcos (Castelo Branco)
Em Castelo Branco, arqueologia preventiva, significa sempre que a intervenção é posterior à destruição. Mais uma perca para o património cultural da cidade, a juntar aos sucessivos verificados nos últimos anos?

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?