31 de julho de 2010

 

Os jovens e as termas




Com estas temperaturas infernais tem outro valor a dedicação destas crianças e jovens amantes da arqueologia fotografados nesta notícia que lemos no Jornal do Fundão. São voluntários do Museu Arqueológico do Fundão que se encontram a escavar umas termas romanas no sítio do Ervedal (Castelo Novo), local já nosso conhecido vai para uns anos. As escavações vão ter o apoio de meios mecânicos, algo que não vai retirar o entusiasmo destas crianças e jovens escavadores. Há quatro anos que o local anda a ser escavado e os resultados têm sido bons. Quanto a serem duas as termas ou que o sítio ser muito relevante na Civitas Igaeditanorum, oxalá que sim, mas ainda é muito cedo para conclusões desse tipo.Lembro-me de um caso em que participei... que não eram duas termas, mas sim dois monumentos arquitectónicos. Ou se calhar partes do mesmo complexo. Sem desprimor para os consultores das Universidades de Coimbra e de Salamanca referidos na notícia, convém recordar que é precisamente do Fundão a pessoa que está considerada por essas mesmas Universidades, uma das maiores especialistas de Portugal e Espanha neste tipo de estruturas, de seu nome Pilar Reis. É autora de um extraordinário trabalho. Amiga Pilar, pelos vistos tens muito trabalho a fazer na tua terra e também na minha Idanha.
Parabéns ao Fundão que ao contrário das outras terras, vai salvaguardar e musealizar o seu património romano, colocando-o em circuitos de visita turistica. Existem outras termas romanas conhecidas na zona da Civitas Igaeditanorum, como é o caso de S. Lourenço de Monsantel(Monsanto da Beira), Barros (Oledo) e Fonte Santa (Lousa), e mais haverá. No caso de S. Lourenço sei que infelizmente se encontram num estado de total abandono e sujeitas a rapinas e destruições continuadas.
Infelizmente por questões demográficas nestas terras não há crianças voluntárias que façam trabalhos de arqueologia, daí que passemos a vida a chatear as Entidades Oficiais que, às vezes, lá nos mandam um arqueólogo profissional de poucos resultados

Etiquetas: ,






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?