21 de abril de 2011

 

Comemorações dos 500 anos do nascimento de Amato Lusitano (1511-2011)

Na continuação das celebrações dos 500 anos do nascimento de Amato Lusitano terá lugar, no próximo dia 22, na igreja de Santa Maria do Castelo em Castelo Branco, o concerto de Jordi Savall «Oriente - Ocidente: Diálogo da música antiga e da música do mundo».
Jordi Savall é um músico e compositor catalão, especialista em viola de gamba. Especializou-se em música medieval e traduziu inúmeros manuscritos de diversa origem cultural: mourisca, turca, grega, castelhana.
A iniciativa é carregada de forte simbolismo na medida em que tem por palco o templo de Santa Maria do castelo no burgo medieval albicastrense. Neste espaço foram enterrados alguns dos familiares de João Rodrigues de Castelo Branco. Amato Lusitano foi uma das figuras cimeiras da história da medicina europeia. Construiu uma obra magnífica que se desenvolveu por toda uma geografia de saberes que uniu povos e religiões. Médico judeu, lê-se no seu Juramento:« Sempre tratei os meus doentes com igual cuidado, quer fossem pobres ou nascidos em nobreza, sem procurar saber se eram henreus, cristãos ou sequazes da lei maometana; sempre fui parcimonioso nos honorários e muitas vezes sem qualquer paga, tendo sempre mais em vista que os doentes recobrem a saúde do que tornar-me rico pelos seus dinheiros; Como autor de escritos médicos e ao publicar os meus livros quis só promover que a fé intacta das coisas chegasse ao conhecimento dos vindouros, sem outra ambição que não fosse contribuir de qualquer modo para a saúde da Humanidade, sem nada fingir, acrescentar ou alterar em minha honra»

Para saber mais ver a Agenda Municipal de Cultura Albicastrense



Etiquetas: , ,






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?